Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

É difícil encontrar eco em nossa franqueza – Por Maria Cottas

A franqueza que preside nossos atos e palavras nem sempre encontrará eco, mas pouco nos deve importar a opinião alheia quando, intimamente, estamos certos de que agimos sinceramente.

Devemos até desculpar essa incompreensão por parte, em geral, de criaturas aceitas à mentira e a hipocrisia.

Achamos, por isso, que devemos traçar a nossa linha de conduta e não sair dela por coisa alguma, mas não nos esquivarmos nem recearmos conviver com as demais criaturas que não pensam como nós.

Ao contrário, devemos ter contato com elas e provarmos assim, que somos compreensivos porque percebemos as suas fraquezas, sem as imitarmos nem as molestarmos, obrigando-as a seguir nossas ideias.

Todos devem ser independentes para pensar e agir, como entendam e de acordo com a formação moral que tiverem recebido de seus pais. Porque é essa formação moral que torna a criatura correta e digna ou desonesta e infeliz.

É difícil encontrar eco em nossa franqueza
Por Maria Cottas
Colaboração: Rute Helena Macário