Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Apresentação - Por Ana Paula Oliveira

Que não se negue o valor que a mulher tem, nem que esta não saiba assumir, em mundo material, aquilo que escolheu em mundo espiritual.

A mulher deve procurar dar exemplos de vida e para tal não lhe faltam atributos para vencer a grande luta que tem que enfrentar como mulher, mãe, esposa, companheira ou amiga.

Assim em "Exemplos de Vida" de nossa Maria de Fátima Almeida destacamos os exemplos deixados por nossas grandes mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira, que simbolizam o verdadeiro papel da mulher racionalista cristã numa entrega em perfeita doação pela vida e sabedoria.
— Ana Paula Oliveira