Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Bodas de Ouro - Por Maria Cottas

Tudo passa na vida! Os anos correm sem se sentir e, quando menos se espera, vê-se que cinquenta anos são passados e que nesses anos muito se viveu, porque não vivemos só a nossa vida, mas a vida de nossas filhas e até a vida de nossos netos. As suas alegrias, as suas preocupações, os seus momentos mais difíceis, tudo nós vivemos.
 
A vida é cheia de surpresas. E é com satisfação que esses anos todos passaram por nós e não deixaram marcas assim tão profundas; envelhecemos devagar, sempre unidos e com disposição para vivermos muito e muito mais ainda.

Se temos temperamentos diferentes, isso fez com que nos equilibrássemos muito mais.

A compreensão, que é o elo mais forte de uma união conjugal, nós possuímos sempre e isso concorreu e concorre para que nossas filhas hoje nos admirem.

Na vida de todo casal há pontos de vista diferentes, mas esses nunca perturbaram a nossa harmonia. Houve sempre entre nós o idealismo espiritual que cultivamos e mantemos com carinho. E isso conforta e retempera o espírito.

Portanto, se caminhamos até aqui de mãos dadas, sem tropeçar e muito menos cair, continuaremos a caminhar com passo firme, porque nem trôpegos estamos. Podemos, felizmente, ainda dar nossas caminhadas sem cansar nem arquejar.

Temos muita disposição e muita alegria dentro de nós, que faz encarar a vida com bons olhos, recebendo dela o que ainda nos possa oferecer de bom e desprezando o que tem de mau, de duvidoso, de decepcionante.

Sabemos que temos muito a fazer, que nos esperam ainda decepções e desgostos, mas nunca nos faltaram nem faltarão, estamos certos, a coragem e a resignação, porque caminharemos unidos como até aqui, amparando-nos um ao outro.

Sabemos e sentimos o carinho e o amor de nossas filhas, netos e genros, temos certeza que, felizmente possuímos uma família que até hoje permaneceu unida e esperamos que jamais se desuna, porque nela nos revemos com orgulho, dando por bem empregados esses cinquenta anos de união.

Conheça este e outros
livros do RC


Ao iniciarmos a nossa vida conjugal havia uma interrogação, hoje há uma afirmação, pois conseguimos realizar o nosso ideal, formando uma família que só alegria e consolo nos têm dado.

Tivemos os nossos dissabores, momentos bem difíceis, desilusões, decepções, mas sempre com os olhos fitos em nossas filhas, tudo vencemos e hoje olhamos para essas quatro criaturas que se fizeram mulheres e que nos deram preciosos netos e nos trouxeram ótimos genros com a alegria de pais realizados.

Por tudo isso, o carinho, a simpatia com que todos nos cercaram no dia em que fizemos nossas Bodas de Ouro, nos comoveram profundamente.

Bodas de Ouro
Por Maria Cottas