Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria de Fátima Almeida nossa companheira na Filial Seixal do Racionalismo Cristão - Por Antão da Luz

Antes de mais esclareço ao leitor que Fatiti é um diminutivo em português, “nominho” em crioulo de Cabo Verde e apelido em brasileiro. Mas cuidado… o seu uso é muito restrito!

Confesso que houve uma empatia muito grande entre nossas duas famílias, tão grande que logo, logo, se fundiram.

Encontramo-nos na Filial Lisboa nos finais de século passado. Nessa altura ainda trabalhava em Cabo Verde mas vinha duas, três vezes ao ano a Lisboa e quando isso acontecia arranjava tempo para ir assistir às sessões públicas. Certa vez levei meu filho já homem. Deve ter sido colocado na ala masculina do estrado e lembro que D. Maria Pereira, a mãe da Fátima, estava sentada na meia-corrente.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
Após a sessão, na rua, o meu filho virou-se para mim e disse-me: Papá não sei se reparaste mas estava lá uma senhora igualzinha à tia Celeste. Exultei de alegria, porque todas as vezes que ia ao Centro não tirava os olhos daquela militante tão parecida com uma muito querida irmã, hoje desencarnada e a formadora da segunda corrente fluídica na nossa Filial Seixal.

Fiquei contente porque não obstante a constatação da parecença física, não achei relevante estar a contar o sucedido e guardava tudo apenas para mim.

Com a transferência do nosso domicílio para Portugal alistei-me como militante da Casa Racionalista de Lisboa, onde pude travar um conhecimento mais de perto com a nossa Fátima Almeida.

Fundamos a casa de Seixal, nem sequer dissemos nada às amigas Maria Pereira e Filha, para que se evitassem mal-entendidos.

Mas pouco tempo depois, para muita satisfação nossa, apareceram mãe e filha, fizeram-se militantes e a amizade nasceu, floresceu e nem a eternidade poderá esbate-la.

Na casa racionalista cristã as conversas só podem ser breves. A Fátima parecia ter estado reprimida e precisava de se expandir, trocar ideias, fazer-se notar, afirmar sua personalidade, sentir que também era capaz… 

Com o conhecimento dos nossos endereços eletrônicos começamos a enviar mensagens. A Fatiti começou a “deixar cair a casca”.

Devo ter-lhe dito que não gostava muito de escrever para além do essencial.

Por sentir grande tristeza que lhe ia na alma por quase eu ter declinado seu convite para troca mais profunda de ideias decidi “acolhê-la”.

Ela deve ter ganho alguma coisa com os “desabafos doutrinários”. Eu ganhei muito porque tive a oportunidade de me expor, vasculhando o meu íntimo, o meu passado espiritual, interessante desde criança e escrevi o que nunca tinha contado a mais ninguém.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica
Por tudo isso hoje digo: Obrigado, minhas Manas Fátima Almeida e Maria Pereira por darem sentido à nossa vida. Conhecer-vos foi mais um raio desse sol que devia aquecer o mundo, mas não está aquecendo e que é a AMIZADE.

Do registo das nossas conversas a três - Aidinha, Fátima e Antão - a que chamei “DESABAFO” já fiz um volume com perto de trezentas páginas.

Continue Querida Amiga Fátima… continuemos nossos estudos porque a matéria é vastíssima, profunda e eclética.

Maria de Fátima Almeida nossa companheira na Filial Seixal do Racionalismo Cristão
Por Antão José Lopes da Luz
Presidente da Casa Racionalista Cristã, Filial Seixal, Portugal