Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Primeira Corrente De Limpeza Psíquica - Luanda, Angola

CENTRO REDENTOR LUANDA - ANGOLA
Resumo dos fundamentos do Racionalismo Cristão em Luanda 1933 – 1952.

Em 1933, procurou-me o Sr. Manuel Augusto Teixeira e o Sr. Adelino de oliveira, dizendo-me que estavam informados que eu era médium vidente e auditivo, e pedindo-me para eu os acompanhar num grupo espírita. Disse-lhes que não tinha lido nada sobre espiritismo e que achava mal meter-nos a fazer sessões sem saber o que fazíamos.
Conheça este livro

O Sr. Manuel Augusto Teixeira disse-me que tinha um livro pertencente a um Sr. Morais que tinha vindo de Cabo Verde onde tinha frequentado o Centro de Cabo Verde, e que me emprestava.

Como vos tenho informado, já tinha as faculdades desenvolvidas, mas foi esse livro básico que me veio dar conhecimento das mesmas e ensinar-me a luta que eu tinha que travar pelo Racionalismo Cristão.

Começamos o grupo cujos componentes estão na 1ª. petição feita para o Centro Redentor e publicada nas Cartas Doutrinárias de 1935. Chegamos a ter trabalhos muito bons, pois quase se normalizaram loucos, curando-se um indivíduo que sofria de ataques, etc.

O médium Manuel Teixeira começou a envaidecer-se e em vez de praticar o Racionalismo Cristão praticava o Baixo Espiritismo.

Comecei a ser intuída, incitando-os ao estudo das obras do Redentor para que se compenetrassem dos Princípios Racionais, e depois recomeçar os trabalhos que estavam a ser deturpados em virtude dos conselhos do médium.

Este nunca ligou aos meus conselhos, tendo eu que lhe dizer, que se continuasse assim, tinha eu que sair, pois eram as ordens do Astral Superior. Respondeu-me que mais valiam poucos e bons do que muitos e maus.

Saí, e comigo saíram mais alguns. Eles continuaram, mas os loucos que estavam quase normalizados voltaram à mesma, e os que estavam bons ficaram doentes, até que o grupo se dispersou.

Dedicando-me a estudar o Racionalismo Cristão, ansiava companheiros bem esclarecidos para recomeçar os trabalhos. José Ferreira Braga e Adelino dos Santos Oliveira — procuravam-me amiudadas vezes para falar dos princípios Racionalistas, mostrando grande vontade de ver chegar o dia em que nós nos pudéssemos reunir de novo.

Certo dia procurou-me um grupo a pedir auxílio para uma louca que vinha com eles, lastimando-se que havia 7 meses que ninguém podia descansar em casa. Disseram-me que nesse mesmo dia a louca quase estrangulara o filho durante um ataque. Os médicos mandaram-na internar no hospital, porque não a podiam curar.
Biografia

Encontrando-se com o Sr. José Ferreira Braga este perguntou-lhes como estava a doente dizendo-lhes que eu talvez a conseguisse curar e que por isso tinham vindo a minha casa. Ouvi-os com bastante sofrimento mas disse-lhes que sozinha não lhes podia valer, pois era contra os princípios. Nessa altura fui envolvida pela Luz e ouvi dizer: “Maria, tens que o fazer e nada temas”.

Quando as Forças Superiores me falaram compreendi que tinha que obedecer, vencendo todas as barreiras. Mandei-os sentar em roda, no meu quintal, sendo intuída para entrar a louca à minha direita, seguindo-se o marido, irmãos e cunhadas.

Fiz-lhe a limpeza, dando-lhe água fluídica a beber e as irradiações para decorar, incutindo-lhes a confiança no Astral Superior e recomendando-lhes que se alguma fúria lhe desse, que lhe dessem uma caneca de água fluídica, fazendo-lhe só mesmo tempo as irradiações.

Disse-lhes que no dia seguinte às mesmas horas viessem de novo. À terceira limpeza recebi ordem do Astral Superior dizendo-me que a doente estava normalizada, faltando-lhe apenas o conhecimento dos Princípios.

Após esta cura, minha casa enchia-se todos os dias de gente, uns procurando coisas que aqui se não faziam confundidos, portanto, outros procurando alívio para as suas dores aqui o encontrando.

Com os doentes normalizados e com os que aproveitaram esclarecendo-se, formei a corrente, entrando em ação o novo grupo, vindo depois José Ferreira Braga e Adelino de Oliveira.

Assim continuamos os nossos trabalhos, correndo sempre tudo muito bem, graças à LUZ do Grande Foco. Eu que tudo via e ouvia fui guiada por ela nesta nobre missão.

E a minha grande vontade e de todos os que me acompanhavam, supria qualquer falta que porventura houvéssemos cometido para com o nosso regulamento que sempre respeitei, mas, ocasiões houve, no início, que era necessário agir, e, aonde há vontade forte de bem agir a Luz baixa, não se nega.

Poucos têm aproveitado esta riqueza; alguns, após beneficiados, afastaram-se sem conhecer a causa da sua cura, uns porque a sua vida material o não permitia outros por que satisfeito o móbil que cá os trazia, a cura, manifestaram o seu desinteresse e ingratidão por esta Doutrina.

Pode-se ser racionalista sem frequentar as sessões, pois basta conhecer-se como Força e Matéria e sabendo o poder enorme do pensamento, estar sempre bem assistido. Em qualquer lugar o ser pode elevar o seu pensamento ao Astral Superior, que será bem-sucedido, contando o seu pensamento seja puro e forte. Mas é preciso compreender que aonde haja Centro é um dos maiores deveres dos Racionalistas, ir dar de graça o que de graça receberam, a nossa boa irradiação.

Eu nunca recebi ordens superiores para dar medicamentos aos doentes, e eles curaram-se todos; o que se torna necessário, repito, é conhecer o valor do pensamento que é enorme.

Aqui se curaram loucos, paralítico, tuberculosos e muitos outros; só lhes dava água fluídica e a minha boa irradiação. Felizes de nós quando soubermos por o nosso pensamento em ação para o bem.

Não devemos pedir nada, visto que cada um tem apenas o que merece. É preciso compreender que todos nós somos força e é necessário irradiá-la ó para o bem, para podermos gozar saúde e alegria, pois de contrário, só o mal atraímos a nós.

Foram muitos os que se afastaram com medo, quando souberam que o Centro do Porto se tinha fechado. Devem saber que o medo é um avassalamento; tendo nós a consciência tranquila, não há nada que nos possa atormentar.

Eu, após algumas curas, comecei a ouvir dizer que me vinham prender. Algumas senhoras, minhas amigas, vieram a minha casa implorar para que deixasse estes trabalhos, pois ia ser presa.

Dizia-lhes que estava pronta a respeitar as autoridades e que as minhas testemunhas seriam aqueles que tinham beneficiado: iriam declarar o que tinham pagado e tomado, que os meus crimes me não envergonhavam.

Passado pouco tempo vieram a minha casa dois agentes da polícia, para me “consultar”, mas que queriam saber primeiro o preço. Eu respondi-lhes como devia. Disseram-me então, que não era isso que constava, pois diziam que eu levava 400,00 ou 500,00 angolares por cada consulta.

Mandei-os entrar e dei-lhes um pequeno esclarecimento sobre a Doutrina e eles ouviram-me muito atentos. Voltaram passados alguns dias, a dizer que o Comandante estava a ler o livro que lhe tinha dado (Racionalismo Cristão), e que vinham pedir autorização para ele assistir às sessões. Dias depois do meu consentimento, veio ele acompanhado do comandante da fortaleza de S. Miguel.
Depois disso era raro o dia que não tinha como assistente gente da polícia.
Site do Racionalismo Cristão

Assim tenho caminhado sem temor, pois a minha consciência está tranquila e satisfeita com o bem que pratiquei.

Faço este resumo para vos mostrar como foram iniciados os nossos trabalhos em Luanda, visto que sois todos modernos, à exceção do Sr. Adelino de Oliveira, e deveis compreender que esta Doutrina é ó dos fortes e das que possuem moral e justiça.

Primeira Corrente De Limpeza Psíquica - Luanda, Angola
CENTRO REDENTOR LUANDA - ANGOLA

Resumo dos fundamentos do Racionalismo Cristão em Luanda — 1ª. Corrente formada por Maria de Oliveira — 1933 - 1952
Por MARIA DE OLIVEIRA
Fonte: Espiritismo Racional e Cientifico - 1935
Colaboração: Maria Pereira



Meus Amigos,
Um dos meus mestres, o Senhor FRANCISCO GOMES DE ABREU, como professor fazia palestras/reuniões no último sábado de cada mês, reunia quem quisesse aprender ou os que mais sabiam da Doutrina, e nesse dia versávamos sobre um tema.

Então tenho uma fotocópia em meu poder, com tudo isto que transcrevi, escrito algumas palavras em português um pouco antigo, português do daqueles anos, e quem nos deu a minha Mãe e a mim foi este nosso professor Francisco Gomes de Abreu.

Está escrito à máquina de escrever, com o nome de MARIA DE OLIVEIRA, e por baixo, com uma assinatura manuscrita com o nome dela com uma letra simples escrito eu sinto pela mão de nossa própria Maria de Oliveira.

Quem foi aluno de Maria de Oliveira foi o Sr. Ernesto Beaumont antigo presidente da Filial Lisboa. Foi colega de trabalho também, de minha Mãe antes de se reformarem e somos grandes amigos apesar de já não ser presidente.
Com carinho, Fátima de Almeida