Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia - Por Aida Luz, Ana Paula Oliveira e Wilson Candeias

Maria Thomazia de Abreu Machado Antas, nasceu em Portugal, a 12 de Outubro de 1861, foi um exemplo histórico de mulher, desempenhando o seu perfeito papel, em sociedade de mulher, esposa, mãe e educadora, ao lado de Luiz de Mattos, seu marido, complementando sua fiel representação na doutrina Racionalista Cristã.

Foi uma admirável professora, exercendo o seu trabalho com exuberante perfeição, reconhecendo que a educação dignifica o valor humano e as crianças são os futuros homens e mulheres do amanhã. Pretendia transmitir, principalmente às mulheres que o amor e o respeito à família dignificam o seu papel em sociedade.

Em sua vida física, foi um espírito imponente e lutador, brilhante e honrado, envolvida sempre por valores que apenas enobreciam e valorizavam o ser humano.

Escritora de elevadas e conscientes doutrinações refletia como exemplo a sua própria vida, como mulher, esposa e mãe, sendo uma motivadora e encorajadora nata.

Sua cultura era admirável, falando e escrevendo corretamente o português e por isso foi agraciada pelo Real Gabinete Português de Leitura, com um valioso prêmio, que na época mereceu destaque, em virtude do pouco valor e reconhecimento que era dado às mulheres, nessa altura.

"...Nós trabalhamos para que a humanidade se esclareça e compreenda que a vida material tem que seguir paralela à vida espiritual. Mas, para que isso aconteça, é necessário que as criaturas estudem o Racionalismo Cristão no fundo e na forma, compreendendo e conhecendo a profunda espiritualidade dos seus conceitos... ...se assim fizerem, sentirão mais tarde que valeu a pena e serão recompensados, antes mesmo da desencarnação física, ao observarem a compreensão existente entre seus familiares, que tendo mais amizade uns pelos outros, serão criaturas mais tranquilas e mais felizes"... Maria Thomazia

Hoje, existe uma sala em sua honra e louvor, Sala Maria Thomazia, onde se dá o apoio às crianças, para que mães militantes e assistentes possam participar nas sessões despreocupadas e confiantes na sua segurança.

Maria Thomazia, como médium, tinha a plena consciência do elevado papel social da alma feminina, sabia reconhecer a sua natureza, e o poder "mágico" da criação, de ser portadora de vida e por isso agraciada para sustentar, suportar a dor e engrandecer as criaturas. Sendo um Espírito Superior, lutador em vida física, pela sua plenitude, certamente que sua felicidade na eternidade é sentir o progresso e a evolução da espiritualidade, na terra, irradiando pelas criaturas e principalmente às mulheres que têm o dom elevado de conduzir o ser humano ao equilíbrio e à paz.

Maria Thomazia
Por Aida Luz, Ana Paula Oliveira e Wilson Candeias

Título publicado nos endereços:

Poderá gostar de conhecer: