Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

PREFÁCIO - Por Aida da Luz

Maria de Fátima Almeida, nossa companheira na Filial Seixal do Racionalismo Cristão.

Inicialmente, apenas trocávamos os cumprimentos habituais, mas, como dizemos no Racionalismo Cristão, "os afins se atraem e os contrários se repelem”. Podemos dizer que esta máxima exemplifica perfeitamente o que conosco aconteceu.

Por motivo de saúde, tive que ficar retida em casa e foi através da Internet que, por todo este tempo, mantivemos uma relação de amizade que foi crescendo a cada dia mais e hoje já não somos somente companheiras e amigas. Essa amizade se tornou tão forte, que não podendo ver-nos todos os dias, mantemos um diálogo de irmãs e como tal nos tratamos, iniciado por ela e sua mãe a nossa Mana Maria, também Militante na nossa Filial Seixal.


Como Racionalistas Cristãos estudiosos de Nossa Querida Doutrina, o fato de sentirmos, de parte a parte, grandes afinidades, sabemos ser normal, mas, para além disso, algo mais sentimos, que também achamos normal. Estamos conscientes de termos, juntos, planeadas nossas encarnações, para cumprirmos missões relacionadas com nossa Doutrina.


Com o trato diário, a forma como a Mana Fátima quis, sofregamente, beber os princípios doutrinários, procurando cumprir à risca a sua disciplina, nos foi sempre aproximando, gradualmente, pois ela procurava enviar ao Antão e-mails de “trabalho de casa”, onde estudava a Doutrina, criando ou citando frases existentes nos livros da Doutrina, respondendo da forma que achava certa e enviava ao Antão para corrigir, ficando à espera, com ansiedade, para saber, até que ponto, já estava ciente do que estava estudando.


Sua pressa em pôr em prática os ensinamentos que ia colhendo nos livros, ou recebendo do Antão, era enorme e com a continuação, nos demos conta de que tudo indicava nos conhecermos de outras encarnações. Não foi surpresa para nenhum de nós, sabendo que isso pode perfeitamente acontecer.

Quantos de nós trouxemos de nosso Mundo de Luz, aquele que nos é próprio, planos de trabalho a desenvolver nas missões que decidimos, em conjunto, vir desenvolver neste Planeta depurador?


Nossa Fátima Almeida recebe de seus pais uma primorosa e esmerada educação. Mais tarde vem a trabalhar num liceu Estadual, onde convive com crianças de todas as classes sociais, ouvindo-as e aconselhando-as com carinho, mesmo contra certas pessoas que com ela trabalham. Tal fato dá-lhe muito prazer, mas também lhe causa aborrecimentos que ela procura sanar, mediante os ensinamentos que absorveu da Doutrina Racionalista Cristã.

Tem família constituída, partilhando o lar com seu esposo Orlando Almeida e mãe Maria Pereira, hoje viúva, pois seu pai desencarnou há algum tempo. Sua filha Mônica já casada e à espera de sua primeira filha, Mônica vive um pouco longe, mas sempre se juntam, pelo menos nos fins de semana. Ao genro Paulo ama-o como um filho, assim como a menina Inês, a alegria de todos na casa.

Podemos considerá-la um exemplo de mulher Racionalista Cristã. A filha exemplar, a esposa devotada, a mãe extremosa, a avó dedicada e preocupada com a prole, vivendo as duas vidas em paralelo “material e espiritual”.

Para qualquer um de nós, é a amiga, a companheira sempre pronta a colaborar, não fugindo nunca às suas responsabilidades.


Sua humildade é notória e sempre acha saber pouco, procurando aprender cada vez mais.


A ti Fátima Almeida, nossa querida Mana, te desejamos longa vida, para poderes desfrutar de tudo que aprendeste e teres aqui a felicidade possível, pois a verdadeira só quando chegares em teu Mundo próprio.


Prefácio

Por Aida Almeida Lopes da Luz