Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Discursos - Senhora Fátima Almeida

REUNIÃO CÍVICO-ESPIRITUALISTA EM COMEMORAÇÃO DO DÉCIMO SEGUNDO ANIVERSÁRIO DE FUNDAÇÃO DA CASA RACIONALISTA CRISTÃ DE SEIXAL – 23-05-2016

Corroios, 23 de Maio de 2016.



Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, célebre frase de um dos principais poetas da língua de Camões – “citação proferida em seu majestoso discurso pelo nosso Presidente físico Senhor Antão Lopes da Luz, por ocasião da primeira reunião em 24 de maio de 2004”.

Uma Casa Racionalista Cristã que se abre, é sempre uma Escola a difundir os ensinamentos de que a humanidade tanto precisa para a regeneração do mundo, tão carente de espiritualidade.

A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 12 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, a Filial Seixal – Um Farol na Margem Sul do Tejo - entregando à Humanidade mais uma Escola de Alta Espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.

O Universo traz em si a multiplicidade de Leis que ainda não foram descobertas pela ciência materialista do planeta Terra.


São as Leis que pertencem à ciência espiritualista, faltando portanto o conhecimento das Leis Naturais e Imutáveis, em que esta humanidade que vem dando valor maior à matéria e, em consequência, vem passando por sofrimentos atrozes, sem saber o porquê de tudo isso. O resultado da ignorância humana verifica-se nos problemas familiares e sociais.

A Ciência Espiritualista tem por definição, somente aproximar os seres humanos a um desenvolvimento espiritual que levará término desta total miséria para muitos povos deste planeta.

Por mais que se haja escrito e dito, a ciência espiritualista em mundos mais evoluídos avança vertiginosamente, mas aqui no mundo Terra, ainda um mundo de escolaridade, devido à torpeza do materialismo grosseiro e a trava das religiões avassaladoras, do misticismo, a ciência espiritualista precisa ser conhecida e praticada pelos homens da ciência materialista, somente assim, a evolução dos seres encarnados ganhará mais velocidade na lógica das leis naturais e imutáveis a que tudo está sujeito.

Esta Doutrina precisa de seres esclarecidos, para porem em prática o que se vai aprendendo dia a dia, em benefício próprio, de toda a humanidade, dispostos a ajudar os que necessitam de ajuda espiritual, ensinando o ser a viver as duas vidas: a espiritual e a material, facilitando o seu caminhar sem tropeços, sem tristezas, sem desenganos, porque a Doutrina é clara, ensina as criaturas a procederem honradamente e a viver na esperança de dias melhores.

O ser valoroso, sendo verdadeiramente esclarecido, demonstra esse esclarecimento e valor na luta pela vida, nos atos e ações que prática, enfim, em todo o seu procedimento, e se o mundo fosse esclarecido à luz dos Princípios Racionalistas Cristãos, as pessoas se entenderiam e um laço afetivo de fraternidade aproximaria uns dos outros.

Viver, todos vivem, mas é preciso saber viver, viver com inteligência, com arte, pois que, o viver é uma arte, e a arte deve ser desenvolvida com zelo, com espiritualidade, com honestidade. O Racionalismo Cristão esclarece a humanidade para que ela se conheça como Princípio Inteligente e Matéria, enfrentando corajosamente os obstáculos em seu caminho, tentando impedir o seu percurso evolutivo.

O mundo atravessa uma das fases mais angustiosas da sua história. O materialismo vem dominando a maioria das criaturas, que só veem, só sentem aquilo que lhes fala ao paladar. É tempo do Ser humano despertar e abrir os olhos para a realidade da vida. O despertar, porém, não virá sem o conhecimento da vida espiritual.

A nossa Doutrina é clara e objetiva, ela nada promete, não ilude ninguém, transmite ao ser humano o conhecimento dos porquês da vida, ensina-o a ter confiança em si mesmo, na sua vontade férrea de acertar, mostrando-lhe que somente ele é o artífice do seu futuro bom ou mau, do êxito ou fracasso, de acordo com o uso que fizer do seu livre arbítrio.

A Verdade é pura, é cristalina, é como o raiar da aurora de um lindo dia de Sol, enquanto a mentira só serve para degradar os incautos. A instrução, aliada à educação de princípios, é a base superior para o ser humano defender-se e saber o terreno em que pisa, e como se apoiar para não cair.

A Doutrina pertence à Humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.

O Racionalismo cristão foi lançado à Terra no século 20 pelos Mestres Imortais Luiz de Mattos e seu companheiro de lutas e sofrimentos, Luiz Alves Thomaz, que empreenderam esta Obra gigantesca, ímpar, inigualável, neste alambique depurador, o mundo Terra.

Outros gigantes da espiritualidade sucederam-nos na expansão magistral desta ciência, os inesquecíveis, o nosso consolidador Antônio Cottas, nosso Humberto Rodrigues, e, presentemente o Presidente Perpétuo, o Senhor Gilberto Silva.

De ano para ano, novos progressos são registrados. Uma Obra desta envergadura não é feita de improviso, nem caminha aos saltos, não sendo, portanto, uma Doutrina estanque. Assim, de vitória em vitória, a expansão continua progressivamente, e serão naturalmente atingidos milhões de seres pelos salutares benefícios que o poder da VERDADE distribui.

E, assim, o RACIONALISMO CRISTÃO acha-se empenhado na luta do BEM contra a ignorância espiritual como nos disse Platão, para que esta humanidade chegue à compreensão da importância do estudo raciocinado das obras editadas pela Doutrina e da frequência assídua às Casas Racionalistas Cristãs.

Falar de Mestres, reconhecê-los, respeitá-los e estimá-los é apanágio do Ser esclarecido e, este grupo racionalista cristão da Filial Seixal tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, o líder indiscutível, firme e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo seus exemplos, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de Amigos, tendo como lema a União de Todos - o nosso muito Querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito Querida Esposa e Companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.  

Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.

Criemos através de nossos pensamentos elevados, Imagens Mentais de Esperança, evidenciando os melhores sentimentos e transcrevemos para o amanhã, os mais belos Jardins Floridos, as mais Belas Paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam para que as ações espelhem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.

Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e Amigos, que caminhemos unidos, convictos e firmes, tendo consciência de que a luta é grande, intensa, não podemos cruzar os braços parar, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da Vida Espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.

Fernando Pessoa aconselhou: “O homem é do tamanho do seu sonho”.
Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida
.......................................


Corroios, 24 de maio de 2014

Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

“Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, célebre frase de um dos principais poetas da língua de Camões – “citação proferida em seu majestoso discurso pelo nosso Presidente físico Senhor Antão Lopes da Luz, por ocasião da primeira reunião em 24 de maio de 2004”.

Sinto-me muito grata, nestes memoráveis momentos de grande elevação espiritual, de uma certa forma até emocionada, por dirigir aos presentes nesta marcante DÉCADA do Aniversário de Fundação da Filial Seixal do Racionalismo cristão, minhas singelas palavras de saudação.

O Universo traz em si a multiplicidade de Leis que ainda não foram descobertas pela ciência materialista do planeta Terra.

São as Leis que pertencem à ciência espiritualista, faltando portanto o conhecimento das Leis Naturais e Imutáveis, e, como que esta humanidade que vem dando valor maior à matéria, em consequência, vem passando por sofrimentos atrozes, sem saber o porquê de tudo isso. O resultado da ignorância humana verifica-se nos problemas familiares e sociais.
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

A Ciência Espiritualista tem por definição, somente aproximar os seres humanos a um desenvolvimento espiritual que levará o término desta total miséria para muitos povos deste planeta.

Por mais que se haja escrito e dito, a ciência espiritualista em mundos mais evoluídos avança vertiginosamente, mas aqui no mundo Terra, ainda um mundo de escolaridade, devido à torpeza do materialismo grosseiro e à trava das religiões avassaladoras, do misticismo, a ciência espiritualista precisa ser conhecida e praticada pelos homens da ciência materialista. Somente assim, a evolução dos seres encarnados ganhará mais velocidade na lógica das leis naturais e imutáveis a que tudo está sujeito.

Assim, o RACIONALISMO CRISTÃO acha-se empenhado na luta do BEM contra a ignorância espiritual como nos disse Platão, para que esta humanidade chegue à compreensão da importância do estudo raciocinado das obras editadas pela Doutrina e da frequência assídua às Casas Racionalistas Cristãs.

O mundo está infestado de sensualismo, de hipocrisia, de falsidade e de indivíduos inescrupulosos, que traem, prevaricam, difamam, escondem debaixo da máscara da bondade todos esses sentimentos. Na época atual, há muito mais ensejo para gozos materiais e as pessoas esquecem-se de se preocupar com a nossa verdadeira essência, a evolução espiritual.
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

Racionalismo cristão lançado à Terra no século XX pelos Mestres Imortais Luís de Mattos e seu companheiro de lutas e sofrimentos, Luís Alves Tomaz, que empreenderam esta Obra gigantesca, ímpar, inigualável, neste alambique depurador, o mundo Terra.

Outros gigantes da espiritualidade sucederam-lhes na expansão magistral desta ciência, os nossos inesquecíveis, o nosso consolidador António Cottas, nosso Humberto Rodrigues, e, presentemente com toda a sua pujança espiritual, o Presidente Perpétuo, o Senhor Gilberto Silva.

De ano para ano, novos progressos são registados. Uma Obra desta envergadura não é feita de improviso, nem caminha as saltos, não sendo portanto uma Doutrina estanque. Assim, de vitória em vitória, a expansão continua progressivamente, e serão naturalmente atingidos milhões de seres pelos salutares benefícios que o poder da VERDADE distribui.

Doutrina que ensina o Ser a conhecer-se como Força e Matéria, que o livre arbítrio quer dizer liberdade plena de ação, tanto para o Bem, quanto para o mal, sendo uma faculdade espiritual controlada pela vontade e orientada pelo raciocínio. A importância do pensamento, não nos esquecendo do axioma que “conforme o ser pensar, assim será”.

Uma Casa Racionalista que se funda é um farol que ilumina os Seres, que sofridos, desiludidos e cansados de buscarem em outros locais misérias físicas e astrais, aqui, nas Casas Racionalistas Cristãs, encontram o amor ao próximo, o respeito, a disciplina, a ordem, a espiritualidade autêntica.
Cada um de nós é tão necessário quanto o outro, para levar em frente uma Casa como esta. Cada Ser que aqui vem pela primeira vez e que ainda não teve oportunidade de conhecer uma Doutrina como esta, necessita dos nossos esforços para aprender a entendê-la. Aida Luz

Neste FAROL NA MARGEM SUL DO TEJO, cujos eméritos fundadores, nosso Presidente físico Senhor Antão José Lopes da Luz, sua querida Esposa Senhora Aida Almeida Lopes da Luz, com sua determinação, força espiritual, dignidade, humildade própria dos gigantes, são nossos Mestres físicos e, todos nós, colaboradores e Amigos, despojados de vaidades e desejosos também de contribuir sinceramente para a remodelação moral da humanidade, nos reunimos e nos unimos num sincero e verdadeiro amplexo espiritual, para que um contingente maior de pessoas esclarecidas possa ter uma vida mais equilibrada.

Fernando Pessoa aconselhou: “O Mundo é do tamanho do seu sonho”.

Muito obrigada
◘    ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘

Corroios, 24 de Maio de 2013
Estimado Amigo Senhor Presidente,
Estimados companheiros de jornada,
Estimada assistência e Amigos,
Aqui estamos, unidos, vivendo momentos verdadeiramente felizes, por serem verdadeiros e espirituais.
Uma Casa Racionalista Cristã que se abre, é sempre uma escola a difundir os ensinamentos de que a humanidade tanto precisa para a regeneração do mundo, tão carente de espiritualidade.

A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 9 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, a Filial Seixal – Um Farol na Margem Sul do Tejo - entregando à humanidade mais uma escola de alta espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.
O Racionalismo Cristão é uma Doutrina espiritualizadora, explana os conhecimentos que a vida encerra, com base nos Princípios deixados por Luiz de Mattos, em que toda a humanidade deveria usufruir desse grande tesouro, dessa felicidade.
Esta Doutrina precisa de seres esclarecidos, para porem em prática o que se vai aprendendo dia-a-dia, em benefício próprio, de toda a humanidade, dispostas a ajudar os que necessitam de ajuda espiritual, ensinando o ser a viver as duas vidas: a espiritual e a material, facilitando o seu caminhar sem tropeços, sem tristezas, sem desenganos, porque a Doutrina é clara, ensina as criaturas a procederem honradamente e a viver na esperança de dias melhores.
O ser valoroso, sendo verdadeiramente esclarecido, demonstra esse esclarecimento e valor na luta pela vida, nos atos e ações que pratica, enfim, em todo o seu procedimento, e se o mundo fosse esclarecido à luz dos princípios Racionalistas Cristãos, as pessoas se entenderiam e um laço afetivo de fraternidade aproximaria uns dos outros.
Viver, todos vivem, mas é preciso saber viver, viver com inteligência, com arte, pois que, o viver é uma arte, e a arte deve ser desenvolvida com zelo, com espiritualidade, com honestidade. O Racionalismo Cristão esclarece a humanidade para que ela se conheça como princípio inteligente e matéria, enfrentando corajosamente os obstáculos em seu caminho tentando impedir o seu percurso evolutivo.
O mundo atravessa uma das fases mais angustiosas da sua história. O materialismo vem dominando a maioria das criaturas, que só veem, só sentem aquilo que lhes fala ao paladar. É tempo do ser humano despertar e abrir os olhos para a realidade da vida. O despertar, porém, não virá sem o conhecimento da vida espiritual.
A nossa Doutrina é clara e objetiva, ela nada promete, não ilude ninguém, transmite ao ser humano o conhecimento dos porquês da vida, ensina-o a ter confiança em si mesmo, na sua vontade férrea de acertar, mostrando-lhe que somente ele é o artífice do seu futuro bom ou mau, do êxito ou fracasso, de acordo com o uso que fizer do seu livre arbítrio.
A Verdade é pura, é cristalina, é como o raiar da aurora de um lindo dia de Sol, enquanto a mentira só serve para degradar os incautos. A instrução, aliada à educação de princípios, é a base superior para o ser humano defender-se e saber o terreno em que pisa, e como se apoiar para não cair.
A Doutrina pertence à humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.
Devemos conhecer o mal para saber evitá-lo, estarmos sempre alerta, em sintonia com os exemplos do nosso fundador e codificador da Doutrina na Terra, Luiz de Mattos, de seu parceiro Luiz Alves Thomaz e o grande Consolidador António do Nascimento Cottas - da expansão, o nosso Humberto Rodrigues, hoje, Presidente Astral do Racionalismo Cristão com a gloriosa e emocionante ascensão a Mundos Puríssimos, o nosso inolvidável mestre António do Nascimento Cottas.
Falar de Mestres, reconhecê-los, respeitá-los e estimá-los é apanágio do Ser esclarecido e, neste grupo racionalista cristão da Filial Seixal, tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, líder indiscutível, firme e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo seus exemplos, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de amigos, tendo como lema a união de todos - o nosso muito querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito querida esposa e companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.
Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.
Criemos através de nossos pensamentos elevados, imagens mentais de esperança, evidenciando os melhores sentimentos e transcrevemos para o amanhã, os mais belos jardins floridos, as mais belas paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam para que as ações espelhem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.
Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e Amigos, que caminhemos unidos, convictos e firmes, tendo consciência de que a luta é grande, intensa, não podemos parar, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da vida espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.
Fernando Pessoa aconselhou: “O homem é do tamanho do seu sonho”.
Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida

Fonte:
Filial Seixal do Racionalismo Cristão - 9°. Aniversário de Fundação -2013
◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘   ◘
Corroios, 16 de novembro de 2012
Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,
O famoso filósofo grego Horácio, afirmou certa vez, que “A Vida nunca deu nada aos mortais sem grandes fadigas”. Homenagear e reconhecer o valor daqueles que se bateram e batem por Grandes Causas, é dever cívico-espiritual que se impõe.
O RACIONALISMO CRISTÃO tem como Patrono e Idealizador em plano Astral, Padre António Vieira. Luiz de Mattos e Luiz Alves Thomaz fundaram esta Doutrina para que os ensinamentos que foram iniciados por Jesus, o Cristo, pudessem ter prosseguimento. António Cottas foi o homem escolhido por Luiz de Mattos para consolidar esta Ciência. Dando prossecução à sublime Obra, o nosso Dr. Humberto Machado Rodrigues e, na Presidência física atual, Sr. Gilberto Silva.
Aqui, é a nossa ESCOLA. Será a ESCOLA de todos – a Filial Seixal do Racionalismo Cristão, um Centro polarizador do desenvolvimento espiritual desta margem Sul do Tejo.
É grande a Felicidade espiritual, que hoje nos encontramos nesta Casa benfazeja e acolhedora, onde nossos espíritos são retemperados pela LUZ da espiritualidade e disciplina, esta Filial, na sua comemoração de mais um aniversário, o 8º Aniversário de ascensão a Filial, atendendo a todos aqueles que sequiosos de saber buscam o caminho da espiritualização verdadeira.
Um grande desafio é-nos a todos apresentado, as metas estabelecidas e projetadas, rumo a um profícuo futuro. As mangas arregaçadas e, com a Força Espiritual advinda dos nossos dirigentes Astrais, José Cardoso Pires, Celeste Vasconcelos e Josefa Cabrita, gostaríamos de enfatizar o empenho, dedicação, Amor à Grande Causa, do nosso Presidente físico Senhor Antão José Lopes da Luz, sua querida esposa, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz e demais companheiros de jornada, pela União em podermos com alegria distribuir a mancheias os ensinamentos e benefícios deixados pelos Mestres Imortais.
Espiritualismo não é religião. É uma convicção oriunda das pesquisas científicas feitas por cientistas de renome internacional, coroados desde o século passado pelo Dr. António Pinheiro Guedes com seu livro Ciência Espírita e por Luiz de Mattos com seu livro RACIONALISMO CRISTÃO.
Nesta data comemorativa gostaria de dirigir-me à Mulher. Mulher Mãe, mulher executiva, mulher dona-de-casa, mulher sexo forte. Mulher que trabalha e procura cumprir seus deveres dando demonstrações de valor. Mulher que não foge à luta. Que sabe muito do que precisa conquistar e que o caminho é longo e espera dela muito equilíbrio para tudo discernir. Sabendo conduzir-se com dignidade e merecedora do respeito dos que a cercam, a mulher ascende aos degraus da vida em todos os sentidos, não abdicando do seu direito de realização como um todo – MULHER.
A criatura humana que sabe viver com inteligência, que trabalha honestamente cria em volta de si um ambiente de paz e tranquilidade, desfrutando a felicidade relativa no mundo Terra.
Vir a uma Casa Racionalista Cristã é ter-se a certeza que se vai adquirindo fluidos benéficos espargidos pelas Forças Superiores, para fortalecerem nosso espírito e nosso corpo, pois nosso lema chama-se Verdade.
Venham à Casa Racionalista Cristã, tragam suas crianças e familiares, convide um amigo. Dê um livro de presente, pois é através da leitura que todos nós nos vamos esclarecendo e termos uma visão e entendimento melhor de:
- Onde viemos
- O que fazemos
- E para onde iremos.
E só estudando saberemos.
Concito a todos a tecermos juntos uma grande rede de Amor Cristão, envolvendo a toda a Humanidade, com aquela vibração fortalecedora, levando a esperança e a convicção de que este mundo só melhorará quando houver espiritualidade, educação, respeito e União! E isto, meus Amigos, venham saber aqui, nesta fonte cristalina, nesta ESCOLA da Vida, que é o Racionalismo Cristão. Honremo-lo praticando o BEM e a Verdade.
Muito obrigada,
Fátima Almeida

Fonte:

◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘  ◘
Corroios, 25 de Maio de 2012
Estimado Amigo Senhor Presidente, estimados companheiros de jornada, estimada assistência e Amigos,
A data que hoje comemoramos, tem para todos nós, estudiosos Racionalistas Cristãos, um grande significado, pois como sabemos, há exatamente 8 anos, um núcleo de criaturas abnegadas e esclarecidas, abria as portas desta Casa, entregando à Humanidade mais uma Escola de Alta Espiritualidade, entre as várias existentes neste mundo afora.
Daquela data até nossos dias, por aqui passaram inúmeras criaturas, sofredoras umas e investigadoras outras, dando muitas graças ao esclarecimento espiritual prodigalizado pelo RACIONALISMO CRISTÃO, dado a suas vidas um direcionamento condizente com a sua espiritualidade.
Nós, muito valorizamos a História, e por isso, convictos de que a História desta Filial Seixal – UM FAROL NA MARGEM SUL DO TEJO, é parte importante do RACIONALISMO CRISTÃO e, a ela se soma a História da nossa Doutrina no mundo.
A Doutrina Racionalista Cristã, não é uma religião, nem seita e, sim, uma ciência, que requer estudo e dedicação, com um único objetivo: o esclarecimento da Humanidade a fim de se conhecer como Força e Matéria, a mesma composição do Universo.
Muito já foi feito, mas muito há por fazer. Luiz de Mattos previu o que os noticiários não cansam de mostrar: fome, miséria, decadência moral, indiferença dos poderosos em relação aos mais carenciados. E o que observamos é, que apesar dessas circunstâncias próprias do viver terreno, não existem para nós estudiosos desta Grande Obra da Humanidade, motivos de desânimo, mas sim, de coragem e determinação, para que, esclarecidos que somos, saibamos enfrentar todos juntos e unidos, com galhardia e elevação espiritual, do quotidiano do viver terreno, que Tudo Passa na Vida.
A Doutrina Racionalista Cristã, portanto, esclarece as criaturas, para que cada uma aprenda a cultivar a Paz e a Amizade onde quer que se encontre. Esta Doutrina não ilude, não mistifica e não explora ninguém, mas, alerta a todos, para a importância de o Ser viver com equilíbrio as duas vidas, a material e a espiritual, pois é assim, que cada um torna-se mais capaz de manter a saúde física e mental, tornando-se úteis a si mesmos, à família e à sociedade.
Devemos conhecer o mal para saber evitá-lo, estarmos sempre alerta, em sintonia com os exemplos do nosso imortal fundador e codificador da Doutrina na Terra, Luiz José de Moraes Mattos Chaves Lavrador ou simplesmente Luiz de Mattos, de seu parceiro Luiz Alves Thomaz e o grande Consolidador António do Nascimento Cottas - da expansão, o nosso Dr. Humberto Machado Rodrigues, hoje, mais uma estrela brilhando em plano Astral, a unir-se aos seus antecessores, e, presentemente sob a batuta, o nosso Presidente Físico Senhor Gilberto Silva.
Como espíritos velhos, traziam na bagagem diversas experiências bem-sucedidas, sabiam de antemão que a missão seria árdua, visto que a implantação da Doutrina constituía um trabalho de remodelação, buscando o restabelecimento dos verdadeiros Princípios do Mestre Nazareno.
Desta forma, o RACIONALISMO CRISTÃO nunca soube, desde o seu surgimento, o que seja improvisar. Nada foi realizado ao acaso, pois que o acaso não existe. Foram duzentos e treze anos de preparação em plano Astral até à fundação da primeira Casa Racionalista, em Santos, em 1910.
Planejada para praticar a verdadeira espiritualidade, respeita todas as religiões, sabendo que cada Ser é possuidor de seu livre arbítrio, não existindo por conseguinte dois seres iguais, embora sejamos todos irmãos em essência.
Os conhecimentos que A Doutrina explana pertence à Humanidade, e, tanto assim é real, que abre as suas portas para receber tantos quantos queiram estudá-la, não lhe interessando saber os credos políticos ou religiosos dos seus frequentadores e muito menos de que classes sociais se originam.
Este grupo racionalista cristã da Filial Seixal, tem por merecimento, a figura ímpar, dedicada, líder indiscutível, cuidadoso e persistente, que, com sua batuta, todos nós seguindo suas orientações, transforma a cada dia, em família cristã, um conjunto de Amigos, tendo como lema “um por todos e todos por um”, o nosso muito Querido Presidente Físico Senhor Antão José Lopes da Luz, e sua muito Querida Esposa e Companheira de jornadas, Senhora Aida Almeida Lopes da Luz.
A ignorância da Verdade é um dos maiores males que afligem o mundo – afirmou Platão. Jesus secundou-o quando disse: “Só a Verdade poderá libertar a humanidade das garras da ignorância e prepará-la para o cumprimento do dever”.
Por isso, é muito importante que cada um de nós, ao lutar contra um mau hábito ou imperfeição, o faça com vontade forte, a fim de extirpá-lo com todas as suas raízes para que, na convivência com outros seres dos mais variados níveis de espiritualidades, não venha, neste torvelinho da vida terrena, manifestar-se novamente causando a perda de uma encarnação preciosa.
Quando as famílias assumirem o seu verdadeiro papel, na formação e preparação de homens e mulheres de amanhã, nossos jovens de agora, estaremos deste modo construindo um mundo melhor.
Façamos pinturas mentais positivas, evidenciando os melhores sentimentos. Busquemos ver as mais belas paisagens, aproveitando as oportunidades assim que elas surjam. Que as ações confirmem os mais sublimes e nobres pensamentos e sentimentos.
Respeitosamente, concitamos a todos os companheiros e amigos, extensivo à nossa estimada assistência, que caminhemos unidos, sem nada temer, estudando hoje para sabermos um pouquinho mais amanhã e, com isto conseguirmos o esclarecimento da Vida Espiritual, termos a Felicidade, de nesta fonte cristalina, em seguir o Racionalismo Cristão.
Confúcio aconselhou: “Até que o Sol não brilhe, acendamos uma Luz na escuridão”.
Muito obrigada
Maria de Fátima Almeida

Fonte: