Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

O momento certo - Por Maria Cottas

Escrevera, já, certo filósofo que; há uma época para todas as coisas e um momento favorável a todos os propósitos na face da Terra.


• Um momento propício para nascer, e um momento propício para morrer;

• Um momento propício para chorar, e um momento propício para rir;

• Um momento propício para lutar, e um momento propício para divertir-se;

• Um momento propício para ganhar, e um momento propício para perder;

• Um momento propício para guardar, e um momento propício para gastar;

• Um momento propício para calar, e um momento propício para falar;

• Um momento propício para amar, e um momento propício para aborrecer.

Quem meditar nesses conceitos cheios de sabedoria, não pode deixar de admitir que encerram eles profundo conhecimento da vida e de reconhecer que o bem estar material e espiritual das pessoas não depende de outra coisa senão da capacidade de aproveitar o momento oportuno para adaptar-se ao tempo e às circunstâncias.

Não importa tanto o que fazemos e como o fazemos, senão quando o fazemos; disso depende que sejamos felizes ou infelizes, que triunfemos ou fracassemos.

Já ensina a sabedoria popular que aqueles que conquistam fama e fortuna são os que não dormem, pois são os que aproveitam a oportunidade quando esta se apresenta.

O momento certo
Por Maria Cottas

Fonte: Livro Folhas Esparsas
Colaboração: Rute Helena Macário