Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Eleanor Roosevelt - Por Maria Cottas

"Teria sido ela a mulher mais influente do século XX. Exemplo de realização dos sonhos das feministas do século XIX, que rompiam as restrições da época vitoriana". "Eleanor Roosevelt redime a esperança que os Estados Unidos depositaram na mulher, quando a Nação se emancipou", escreveu Frank Lloyd Wright.

Foi admirada por todo o mundo e, embora sofresse ataques e irreverências, o que é muito comum naqueles que se destacam, principalmente quando se trata de uma mulher, ela mereceu os aplausos do mundo inteiro, revelando-se uma grande estadista como delegada das Nações Unidas, cujos conselhos eram até solicitados pelos grandes de muitas Nações.

Nunca deu importância à sua maneira de vestir nem ao que possuía, e até de comunista foi chamada por causa do seu desprendimento e pela sua verdadeira democracia. Mas, interessavam-lhe, isto sim, as causas não só de sua pátria, como as do mundo inteiro e, por isso, bem mereceu o título de "Irmã do Mundo".

Não havia parte alguma do mundo que ela não conhecesse e não deixasse boa recordação de sua passagem pois, "milhares de pessoas em todo o mundo consideram a Sra. Roosevelt uma amiga", assim dizia Dag Hammarshjoeld, por ocasião da comemoração de seu septuagésimo aniversário.

Nunca descansou. Depois da morte de seu marido, dedicou-se à luta pela harmonia e melhoria de vida de todos os povos, fossem de que raça fossem.

Preocupava-se com tudo que dissesse respeito à família, com as injustiças sociais, cuidava do bem-estar das mães das crianças em geral, de melhoramentos da vida do campo, movimentos dos jovens, relações internacionais, enfim, era uma mulher completa, honra e orgulho do sexo feminino. Além de todo esse programa de realizações, ainda publicou diversos livros, como "Meus Dias", "Eis a Minha História", "As Bases Morais da Democracia", "A Índia e o Despertar do Oriente".

Prima de Franklin Roosevelt, com quem se casou aos 19 anos, foi uma companheira ideal, principalmente ao se decidir, em 1921, quando seu marido foi atacado pela paralisia infantil, a ajudá-lo em sua atividade política. E que política hábil foi Eleanor Roosevelt!...

Na Segunda Guerra Mundial, até nas zonas perigosas ela esteve presente, confortando os soldados, que a consideravam uma verdadeira mãe.

O Presidente Kennedy, ao expressar seu pesar pelo falecimento da viúva do ex-presidente dos Estados Unidos, disse: "Foi uma grande mulher da História norte-americana. Em minha tarefa de homem de Estado, sempre a considerei como um exemplo proveitoso". E, no entanto, ela, inicialmente, não aprovava a sua candidatura à Presidência, mas veio, posteriormente, a apoiá-lo em sua campanha e, após, colaborou espontaneamente com ele em numerosas questões.

Foi, como disse alguém, uma grande mulher feia, cuja memória hoje reverenciamos, depois de tê-la admirado sempre no decorrer de sua afanosa vida.

Eleanor Roosevelt

Por Maria Cottas

Poderá gostar de conhecer:

 Presidente Roosevelt
► Lady Di 
 Atavismo