Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

O amor é coisa séria - Por Maria Cottas

Alguém, entristecida, suspirou

– “Não creio mais no amor, eu tinha, apenas, vinte anos!”

Como eu indagasse o motivo de sua desilusão, disse-me:

- “Conheci um rapaz, elegante e bom moço. Eu, pouco exigente, nada mais vi. Conhecer seu íntimo? Para quê? Todas as minhas amigas possuíam um noivo, e minha mocidade sentia-se desprestigiada em ser a exceção”

Assim se comprometeu Marília, e a desilusão, naturalmente, não se fez esperar.

Agora, queixa-se do destino cruel que a tornou incrédula.

- Não minha filha, o amor é um sentimento elevado, que não se pode comparar com esse entusiasmo alucinante de que se deixam possuir quase todas as moças da tia idade, e embora hoje duvides, o amor existe ainda.

CLIQUE para ouvir a Limpeza Psíquica

Ele não se esconde sob um trajo impecável ou uma cara bonita, mas existe! E ai de nós, mulheres, se não existisse! A vida nos pareceria insípida e tornar-se-ia insuportável porque estamos no mundo para amar, embora com isso muitas vezes soframos.

Um amor sincero encontra-se conhecendo verdadeiramente aquele de quem esperamos a felicidade de ser correspondidas, mas, para isso conseguirmos, é preciso descobrir seus sentimentos íntimos, desvendar sua alma, desprezando a habilidade que têm os homens de enganar.

O amor tem necessidade de ser amparado pela compreensão e perspicácia: Basear-se em bondades, nobrezas, palavras gentis, recordações, é um erro. É necessário consolidar sua força experimentando a sua tenacidade.

O amor existe, temos direito a ele, e o podemos encontrar, embora desiludidas, se não nos deixarmos dominar por falsas ideias.

Antes de tudo, não te empenhes em procurar o ser ideal, porque este não existe! Tu, tão pouco, o serás. Se te obstinas em encontrá-lo, expor-te-ás a passar a vida esperando-o, ou a crer, muitas vezes, tê-lo encontrado, e não passar de um produto da tua própria imaginação que te levará, então, a uma desilusão ainda maior.

Desconfia do amor à primeira vista. Por grande que seja a simpatia espontânea, por muita atração que pareçam sentir um pelo outro, não creias que isso seja amor.

O amor é algo mais sólido, mais sério, e por conseguinte, mais eficaz e duradouro.

É preciso saber construir a própria felicidade, aprendendo a conhecer, com sinceridade e consciência, a pessoa por quem se sente afeto. Como os defeitos são mais numerosos que as virtudes (por que acontece com quase todo ser humano), é conveniente verificar se eles não redundarão, mais tarde, em irremediável infortúnio.

Para salvar o amor, vale mais ver o ser querido tal qual é, e tal qual será. O perigo está em colocá-lo num pedestal que ele não merece, porque mais tarde ou mais cedo esse pedestal se desmoronará e a desilusão matará todo sentimento.

Assegura-te e o homem a quem queres te devolve o carinho que lhe dedicas com igual intensidade de sentimentos e se é tão leal, tão sincero e tão indulgente no amor, como tu mesma.
(Edição esgotada)
Conheça outros
livros do RC

Teu afeto, tua ilusão, tua estima vale muito. Não entregues tão valioso capital ao primeiro que te aparecer. Lembra-te que o amor não deve ser um drama, mas que tu o podes converter nisso. Tão pouco deve ser uma aventura. Não tens também o direito de supor que namorar é uma das muitas maneiras de passar o tempo.

O amor é coisa muito séria. Não deve ser fugaz mas, ao contrário, tão sólido, tão inquebrantável, que dure a vida inteira.

O amor é coisa séria
Por Maria Cottas

Fonte: Livro Folhas Esparsas (edição esgotada)

Podera gostar de conhecer: