Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia - Jornal A Razão - Outubro de 1994

Quando o noticiário internacional mostra o preconceito e as brutalidades contra a mulher, infelizmente, ainda comuns em certos países, mais firmes e consolidados no raciocínio deve estar a convicção de que o atual estágio evolutivo, predominantemente no mundo ocidental, se deve à natural evolução da história Universal e às grandes lutas e sacrifícios daqueles espíritos, que encarnando na condição feminina muito têm contribuindo para a evolução das ciências, das artes e da elevação moral da humanidade.

Conheça Jornal a A Razão  e livros RC
Maria Thomazia é um desses espíritos. Esposa de Luiz de Mattos, de quem foi o grande apoio e estímulo, sempre demonstrou profundo interesse pela cultura, desenvolvendo uma mentalidade muito acima de seu tempo. A vida de conhecimentos, foi uma aluna dedicada, cujo interesse pelo saber desde cedo chamou a atenção de seus mestres. Ao tornar-se mãe da inesquecível Maria Cottas, a ela procurou transmitir seus conhecimentos e experiência de vida, muito tendo contribuído para que em sua alma aflorasse todo o seu potencial, o que muito veio a facilitar o seu desempenho nas atividades em que se destacou, ao lado de seu marido Antônio Cottas.


Embora em nossos dias não faltem exemplos de atuação feminina nos mais variados setores da atividade humana, deve-se entender que o atual momento histórico não existiria, se nas mais variadas fases da evolução humana, o sacrifício de muitos, não tivesse demonstrando a importância da dignidade humana.

Assim sendo, numa justa homenagem a esse espírito que em sua última encarnação recebeu o nome de Maria Thomazia, sua data natalícia, 12 de Outubro, que no Brasil se convencionou chamar de Dia da Criança, assinala também mais um aniversário da Sala da Criança na Casa Chefe do Racionalismo Cristão leva seu nome e que este ano completa quatro anos de atividades voltadas às novas gerações, portanto, aqueles que serão os racionalistas cristãos do futuro.

Maria Thomazia
Jornal A Razão - Outubro de 1994