Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Conhece-te a ti mesmo - Por Maria Cottas

O que é o pensamento?
Descalcifique
seus pensamentos
Ninguém pode julgar alguém sem primeiro examinar bem o seu íntimo, a sua maneira de ser e, sobretudo, a sua maneira de pensar, pois nem sempre se demonstra o que se pensa, fazendo as coisas que intimamente condena, por preconceito ou hipocrisia, mas completamente diferentes da sua maneira de pensar.

Se pudéssemos todos ser sinceros para conosco mesmo, seria o ideal!

Quantas vezes, porém, não nos enganamos?! Quanta escolha desacertada?! Quanta deliberação mal tomada?! Ou não refletimos bem, ou não consultamos o nosso íntimo.

Procuremos, pois não nos enganar a nós mesmos. Sabemos que isso é difícil e que a condescendência, a bondade, a amizade, são fatores preponderantes em nossas resoluções. Toda criatura emotiva deixa-se levar pelo sentimentalismo e sofre muito mais que as indiferentes, frias e até calculistas.

Quando vejo uma menina de temperamento sentimental, prevejo logo uma mulher sofredora, facilmente iludida e enganada.

Ninguém pode modificar o seu temperamento, é certo, mas, à medida do possível, é bom calejar um pouco os seus sentimentos e reprimi-los, usando para isso de grande força de vontade.

A vida, hoje em dia, assim o exige. Os homens são muito pouco compreensivos, e as mulheres têm que usar de muita tática para evitar fracassar uma união que podia ser duradoura e que por falta de tato termina, muitas vezes, tarde demais, quando já existem filhos, vítimas inocentes de todos os fracassos matrimoniais.

Se a mulher é sentimental demais, sofre com a incompreensão tão natural nos homens, pois todos têm uma dose, pequena que seja, de egoísmo.

Se é realista demais, também erra, porque os homens não podem ser levados à valentona, nem por pirraças e represálias.

Só a mulher cabe saber viver. E por isso precisa usar sempre o raciocínio, tendo tato bastante para saber levar os homens que, não sendo crianças, têm, às vezes, atitudes de criança birrenta e teimosa.

Nunca parte deles nenhuma aproximação, quando erram, nenhum pedido de desculpa. Eles são sempre os senhores! E mesmo que reconheçam que erram não dão o braço a torcer.

Havendo, porém, amor e tato, é fácil tudo contornar e compreender. Mas, faltando isso, falta tudo, porque se apossa da mulher a decepção, o desgosto que a levam ao desânimo à incapacidade de lutar.

Por isso é que às mulheres sentimentais recomendamos um certo endurecimento de seus sentimentos, pois se apaixonam facilmente e a paixão as cega.

Mas, quando caem na realidade, são as que mais sofrem e as que mais fracassam por não encontrarem conformação possível.

O homem precisa de afeto, carinho, mas, sobretudo, de compreensão,e para compreendê-lo, de muito muito tato e observação.
(edição esgotada)
Conheça outros
livros RC

Depois de conhecê-lo bem, então lidar com ele como quem lida com uma criança, atendendo-o, cuidando dele, mas sem lhe dar confiança demais.

Conservar sempre a sua personalidade, deve ser o primeiro cuidado da mulher, pois aquela que prescinde dela é fatalmente um joguete nas mãos dos homens sem consciência e egoístas que, embora não sejam todos, há na atualidade, infelizmente; um grande número.

Conhece-te, portanto, a ti mesma, mulher, os teus sentimentos, a tua maneira de pensar e procura conhecer também o teu marido, para poderem viver em paz e harmonia.

Conhece-te a ti mesmo
Por Maria Cottas

Fonte: Livro Páginas Soltas (edição esgotada)