Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Desfrute o dia de hoje - Por Maria Cottas

Não mantenhas aceso o fogo das velhas disputas nem fomentes inimizades nem rancores; não te recordes das injustiças cometidas contigo e das más ações que te prejudicaram.

Procura tudo esquecer. O ódio que destilamos em nosso íntimo nós envenena o espírito, nos rouba a alegria de viver e nos traz a infelicidade.

Se tiveres um inimigo, esquece-o; não por ele, mas por ti, pois não pode ser feliz quem deseja mal ao seu semelhante. Não imagines nunca males inexistentes.

São pensamentos que trazem intranquilidade e preocupações desnecessárias.

É uma verdade indiscutível que os males imaginários são mais difíceis de ser suportados que os verdadeiros.

Na maior parte dos casos, os males que tememos não ocorrem e se ocorrem, é porque os criamos na nossa imaginação.

Desfruta o dia de hoje e deixa que o amanhã chegue para, então preocupar-te com ele.

Tira o melhor proveito da tua vida, qualquer que ele seja, e lembra-te que os seres aparentemente triunfantes e felizes conhecem, também, o sabor amargo do desengano.

Trata, pois, conscientemente de ser feliz e o serás.

Desfrute o dia de hoje
Por Maria Cottas
Colaboração: Rute Helena Macário