Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Inquietação - Por Maria Cottas

– Estás tão inquieta... Por quê?
– Não sei... Não estou tranquila...
– Algum pressentimento?
– Talvez... Mas não atino com o motivo dessa inquietude. Quero algo que não possuo, mas nem sei propriamente o que seja...
– Conhece-te então primeiramente, minha amiga, pois sem te conheceres a ti mesma, não vais nunca saber a causa dessa inquietação, nem o que queres.
– O que vejo os outros fazerem, gostaria de fazer também, mas ou não tenho jeito ou não há chance...

– Pobre amiga! Esse teu estado de vacilação deve te fazer sofrer muito. Falta-te personalidade, força de vontade. Não procuras ser tu mesma, mas pretendes ser igual aos outros, imitadora, portanto.
– Imitadora, não! Quero fazer o que os outros fazem e não posso, não consigo...
– É por preconceito? Não. Conheço-te bem. É por simples espírito de imitação.
– Quisera, por exemplo, ser como tu independente, altiva, vitoriosa em tudo que te metes.
–Ah! É?! Engraçado! Em que é que eu sou independente? Tenho família a quem respeito e dou satisfação dos meus atos. Sou altiva, sim, tenho opinião própria, mas respeito os mais velhos sem lhes esconder a minha opinião. Sou sincera e leal para com todos e quando tento novo empreendimento, não o faço aereamente, mas com consciência do que estou fazendo e nunca dá certo, ouve bem! Porque cada um tem um feitio diferente, temperamento diverso e nunca pode ser igual a ninguém nem fazer nada igual sem se arrepender.
Nada se consegue, minha amiga, sem persistência e espírito de sacrifício.
Ninguém é totalmente independente, todos os que têm obrigações dependem dessas obrigações; se têm afetividades, dependem de seus afetos; independência é pura balela. Depois, afinal de contas, não és nenhuma adolescente a quem a liberdade e independência dos pais causam tanta impressão! ...
Já freqüentaste a faculdade, és inteligente, portanto, procura vencer, mas com outras idéias. Se eu tenho um cargo e o desempenho bem, tu também podes ter um e desempenhá-lo da mesma forma. O êxito que tenho tu podes ter, não é nada excepcional nem tão difícil de se adquirir. O que precisas é tirar da cabeça as caraminholas que te meteram nela.
Usa-a servindo-te da inteligência que possuis, mas para coisas mais concretas, mais substanciais e produtivas.
 
Estás pensando como uma adolescente e não como uma moça inteligente e de valor intelectual.
Procura ser mais objetiva e prática. Perde menos tempo com quem não te merece. Lembra-te do ditado: "Dize-me com quem andas e eu te direi quem és".
Falo-te assim, porque sou realmente tua amiga e não como aquelas que te querem "snob" para depois se vangloriarem.
Procura, pois conhecer-te a ti própria e sê tu mesma, usando a tua inteligência para fins mais úteis e mais dignos da moça que és, possuidora de bons sentimentos e cultura.
Inquietação
Por Maria Cottas
Fonte: Livro Crônicas Oportunas