Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Uma vida em LUANDA, ANGOLA – Parte 1 – Por Maria de Oliveira

Em 1933, procurou-me o Sr. Manuel Augusto Teixeira e o Sr. Adelino de oliveira, dizendo-me que estavam informados que eu era médium vidente e auditivo, e pedindo-me para eu os acompanhar num grupo espírita. Disse-lhes que não tinha lido nada sobre espiritismo e que achava mal o meter-nos a fazer sessões sem saber o que fazíamos.

O Sr. Manuel Augusto Teixeira disse-me que tinha um livro pertencente a um Sr. Morais que tinha vindo de Cabo Verde onde tinha frequentado o Centro de Cabo Verde, e que me emprestava.

Como vos tenho informado, já tinha as faculdades desenvolvidas, mas foi esse livro básico que me veio dar conhecimento das mesmas e ensinar-me a luta que eu tinha que travar pelo Racionalismo Cristão.

Conheça este e
outros livros RC
Começamos o grupo cujos componentes estão na 1ª petição  feita para o Centro Redentor e publicada nas Cartas Doutrinárias de 1935. Chegamos a ter trabalhos muito bons, pois quase se normalizaram loucos, curando-se um indivíduo que sofria de ataques, etc.

O médium Manuel Teixeira começou a envaidecer-se e em vez de praticar o Racionalismo Cristão praticava o Baixo Espiritismo.

Comecei a ser intuída, incitando-os ao estudo das obras do Redentor para que se compenetrassem dos Princípios Racionais, e depois recomeçar os trabalhos que estavam a ser deturpados em virtude dos conselhos do médium. Este nunca ligou aos meus conselhos, tendo eu que lhe dizer, que se continuasse assim, tinha eu que sair, pois eram as ordens do Astral Superior. Respondeu-me que mais valiam poucos e bons do que muitos e maus.

Conheça este e
outros livros RC
Saí, e comigo sairam mais alguns. Eles continuaram, mas os loucos que estavam quase normalizados, voltaram à mesma, e os que estavam bons ficaram doentes, até que o grupo se dispersou.

Uma vida em Luanda, Angola – parte 1
Por Maria de Oliveira

Fonte: Livro Como Cheguei a Verdade