Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

O álcool é veneno lento que deforma e mata - Por Maria Cottas

O álcool é veneno lento que deforma e mata.

Dirão, todavia, os rapazes inexperientes, ou os homens fracos de espírito:
O álcool alegra-nos a vida, faz-nos esquecer as mágoas, abafa-nos os desgostos etc. etc.

Infelicidade! Esse torpor em que ficais após a absorção de copos e copos de bebidas alcoólicas, que vos tornam ridículos, selvagens, o terror da família ou o alvo da hilaridade dos maus amigos, nada mais é do que um veneno para o vosso corpo, uma alucinação para as vossas almas, que presas de um grande avassalamento, acabarão totalmente loucas, se não acabardes antes de uma ponta de uma faca, varado pelas balas de um revólver ou vítimas de acidentes.

Quanta desgraça nos trás o álcool.

O homem que vive nos bares, tabernas e cabarés a beber é um inútil, um ser prejudicial porque fica desvairado pelo vício, sua casa e sua família são os bares, os botequins, as tendinhas, as tascas, enfim, todo lugar onde sinta o delírio do vinho, da aguardente, da cerveja, do chope, etc.

A bebida alcoólica não mata a sede, ao contrário, excita-a.

Nenhuma bebida suplanta a nossa água potável.

Porventura, depois de passar uma noite a beber, a intoxicar-se, estará algum homem em condições de bem cumprir os seus deveres, de produzir alguma coisa de bom no dia seguinte?

É lógico que não . O álcool perturba o espírito e danifica o organismo.

O alcoólatra não inspira confiança. Termina os seus dias no hospital, no presídio, ou no suicídio.

O álcool é veneno lento que deforma e mata
Por Maria Cottas


Poderá gostar de conhecer: