Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia, minha mãe - Por Maria Cottas

Não é para você, querida leitora, que hoje escrevo. É para mim mesma, para dar expansão ao meu sentimento filial e recordar aquela a quem devo o que sou, que muito sofreu por mim, sua filha única, e que partiu deste mundo sem conhecer todas as suas netas.

No segundo domingo do mês de maio comemorou-se o "Dia das Mães" e este ano, nesse dia, lembrei-me muito da minha. Sua imagem me vinha aos olhos, sua lembrança se fixava no meu espírito. E, mais que tudo isso, uma grande saudade me dominou – a de minha Mãe. Lembrei-me da sua bondade, sempre pronta a fazer o bem, a desculpar os erros e a esquecer as ingratidões humanas. 

Todos que a conheceram e com ela conviveram me dizem ainda hoje: "Tua Mãe era bondosa. Não havia ninguém que não gostasse dela".


Mas, se me orgulho do Pai que tive, da sua inteligência e do seu valor, não me orgulho menos da Mãe culta que possuí, dos seus dons artísticos e – por que não? – da sua beleza física, também.

O seu sorriso irradiava simpatia. Como sabia ferir as teclas de um piano e arrancar delas a sonoridade que sua alma sensível sentia! Guardo ainda os álbuns de suas músicas, algumas das quais fiz questão de tocar, não com o seu brilho nem com sua arte, mas como recordação dela, que chegou a ouvi-las com visível prazer.



Era uma artista em flores artificiais, feitas em papel de arroz ou em nansuk à mão. Que lindo ramo de rosas fez para enfeitar o meu quarto no dia do meu casamento! Pareciam naturais!

Era uma verdadeira mestra da língua portuguesa. Diante dela ninguém empregava mal um pronome nem falava termos de gíria. As cartas que eu lhe escrevia do Colégio eram severamente corrigidas por ela nos meus erros de português. Fazia questão da minha cultura, e tanto ela como meu Pai, não pouparam esforços para me instruir, estimulando-me sempre.

Quando me corrigia ou aconselhava costumava franzir as sobrancelhas, mas logo o seu sorriso bonito e simpático aflorava à sua boca quando eu respondia com gaiatices, pois, menina alegre que era, levava tudo na brincadeira. E por isso, muitas vezes me mandava embora e dizendo: "Vai brincar, vai palhaço!"

Moça já, quando ia ao teatro, meu prazer ao chegar em casa era representar e falar imitando a voz do artista que mais me impressionava, e ela com isso se divertia, mesmo, porém, não acontecia quando eu imitava os cacoetes dos outros. Aí, ela me repreendia severamente.

Fazia questão que eu fosse uma mulher perfeita, mas creio que isso não conseguiu, pois, embora digam que sou muito parecida com ela, até no gênio, creio que me falta muito para chegar ao que ela idealizava e muito mais ao que ela foi.

Minha Mãe era boa, resignada, paciente. Eu não. Sou explosiva, e enquanto não desabafo não sossego, mas creio que nisso saí também a meu Pai. Que tenha um pouco de ambos, já é um consolo para mim. Numa coisa, porém, tenho certeza que sou igual a ela: ajudou a meu marido, tanto quanto ela foi amiga e ajudou a meu Pai.

Recordando essa Mãe, para mim admirável, contrariando a sua natural modéstia, pois não gostava de elogios, o que aliás também não gosto, termino dizendo que os que têm hoje uma Mãe a seu lado, têm tudo. Ela é o único amor desinteressado, a ajuda que não falta nunca, a presença que sempre nos acompanha, ainda que ausente para sempre.

Maria Thomazia, minha mãe

Por Maria Cottas

Livro: Páginas Soltas


Poderá gostar de conhecer:
 Modalidades mediúnicas – Por Luiz de Mattos