Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Espaço de Mulher - Por Maria Cottas

Já na fase madura de nossa última existência física, procurávamos incentivar a mulher na ocupação do espaço que a ela cabia preencher dentro da sociedade.

Principiava uma era que deixava para trás o tempo em que à mulher estava reservado apenas o papel de dona de casa, a então chamada rainha do lar.

Era pouco, à vista do progresso material que se fazia presente em todos os setores da economia mundial.

Por qual razão a mulher deveria ficar para trás, esquecida, se, afora os cuidados com a família, poderia prestar serviços com conhecimento de causa nas diversas oportunidades de trabalho que surgiam? 

Nessa época, as mulheres tinham a incumbência quase exclusiva e irrecusável de casar, ajudar maridos a cumprir melhor seus deveres, e criar filhos, tarefa que o casal com prole deve ter como primordial, sempre.

Hoje, a mulher se destaca no dia a dia ao enfrentar com dignidade os desafios do mundo dos negócios, da ciência, das artes, da literatura, dos altos cargos da administração pública.

Não é o sexo que irá impedir que se iguale aos homens, pois inteligência e demais atributos são valores do espírito a serem desenvolvidos, independentemente do gênero que venha a escolher ao encarnar.


Tanto quanto o homem, o que importa é que a mulher seja uma profissional competente e competitiva, desenvolta, que se comporte com decência e sobriedade, o que as pessoas de bom caráter admiram e aplaudem.

Tivemos instrução de boa qualidade e fizemos o que foi possível fazer na derradeira encarnação. 

Encontramos no Racionalismo Cristão o aprendizado que nos permitiu vislumbrar o passo qualitativo de vida que as mulheres começariam a dar a partir daquele momento de mudanças.

Tive por elas grande preocupação, orientando-as ao nos procurar com problemas, embora nunca tivéssemos negado aos homens iguais cuidados, sobretudo àqueles que muitas vezes encobriam a preocupação tola de ter ao lado esposas inteligentes e preparadas, capazes de não só ajudá-los na criação dos filhos e no aumento da renda familiar, mas, sobretudo, de conquistar o êxito pessoal que tanto engrandece o espírito.

Espaço de Mulher
Por Maria Cottas

Fonte: Clássicos do Racionalismo Cristão – Volume 3