Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Livre arbítrio, arma do espírito para vencer os obstáculos - Por Maria de Oliveira

A luta é destinada ao ser humano, e ele precisa estar preparado para enfrentar essa luta, os sofrimentos, os dissabores, as decepções que surgem, muitas vezes, quando menos se espera.

Esses dissabores surgem, e a criatura tem que estar sempre preparada para transpô-los de frente, vencendo e nunca se deixando abater, porque o espírito é força, é luz, é inteligência, e trás consigo aquelas armas necessárias para se defender neste mundo.

E, dentre elas, podemos destacar o livre-arbítrio, que deve ser sempre bem conduzido para o bem geral de todos, bem como o raciocínio, para verificar aquilo que está certo ou errado, para analisar, pesquisar, para assim ir descobrindo o que é e o que não é correto e caminhar sempre de fronte erguida, tendo força de vontade, confiança em si próprio, dessa forma vencendo todos os obstáculos que possam surgir, os quais na Terra são muitos, e atualmente muito maiores são pela perturbação que vem grassando no mundo.
Por isso, sejam fortes sempre, confiem nas Forças Superiores, porque quem bem pensa e bem faz está sempre bem intuído. Portanto, continuem no cumprimento dos seus deveres, procurando ser úteis a si próprios.

Livre arbítrio, arma do espírito para vencer os obstáculos
Por Maria de Oliveira
Fonte:
Livro Para Quando os Reveses Vierem
Biblioteca digital do Racionalismo Cristão