Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia - Jornal A Razão - Outubro de 1997

Durante sua existência, Maria Thomazia foi tão exemplar, que sua memória cresce em importância quanto mais o tempo passa.

Nascida em 12 de outubro de 1861, Maria Thomazia era muito culta e ao lado de seu marido Luiz de Mattos, teve uma atuação tão fundamental e decisiva, que até se pode dizer, sem ela, talvez o fundador do Racionalismo Cristão e de “A Razão”, não conseguisse o êxito que alcançou.

Mãe de Maria Júlia de Mattos do Nascimento Cottas, foi a grande responsável pela educação esmerada da filha, que mais tarde veio a tornar-se esposa do Consolidador Antônio Cottas.
Os exemplos de Maria Thomazia são eternos, porque em todas as épocas existiram angústias, dificuldades e sofrimentos; mas também existiram, como existem e existirão sempre, grandes espíritos que mostram com suas existências o que é e significa uma vida bem vivida.

Maria Thomazia Jornal A Razão – Outubro de 1997