Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Maria Thomazia - Jornal A Razão – Outubro de 2002

São inúmeras as figuras femininas que, através dos tempos, vêm construindo com brilhantismo as páginas da história do Racionalismo Cristão, e mesmo quando permanecem quase anônimas seus feitos se eternizam, como reflexos que são de seus espíritos luminoso, que, dispostos a lutar com denodo por seus ideais, somam méritos que repercutem e se multiplicam incessantemente. Assim foi a existência de Maria Thomazia.

Foi ela esposa de Luiz de Mattos e seu braço direito em todas as lutas por ele travadas, nas quais se notabilizou como uma atalhadora incansável, no esforço hercúleo que firmou as bases da então iniciante Doutrina Racionalista Cristã.

Maria Thomazia foi talvez a primeira entre as grandes mulheres que contribuíram com seu esforço e inteligência para o progresso do Racionalismo Cristão, a ponto de se notabilizar pelo dinamismo da sua atuação ao lado do Mestre Luiz de Mattos, tendo sido também a grande educadora e preceptora de sua filha, a não menos notável Maria Cottas.

Em homenagem aos seus grandes méritos de mulher inteligente e esclarecida, na data do aniversário de seu nascimento, em 12 de Outubro, que se convencionou, coincidentemente, como dedicação à infância, foi dado eu honrado nome à Sala da Criança, na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão.

Maria Thomazia
Jornal A Razão – Outubro de 2002