Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

O espírito veio ao mundo para trabalhar e lutar - Por Maria de Oliveira

O Racionalismo Cristão trabalha no desempenho das suas atividades alertando o ser humano para que se esclareça e aprenda a viver com lealdade e dentro da realidade. Não são poucas as palavras que ouvem em todas as Casas Racionalistas Cristãs.


Trabalhamos ardentemente para que o ser humano aprenda a não sofrer tanto, e a suportar as vicissitudes da vida sem esmorecer.
As leituras dos livros são maravilhosas e necessárias, mas não basta desfolhar os livros, é preciso lê-los com atenção e aprender, raciocinando mais e falando menos. É isso que está faltando no mundo Terra.
O espírito não veio ao mundo para passar o tempo em vão, veio para trabalhar, lutar, para se esforçar em qualquer trabalho, desde o nível mais baixo ao mais alto, todos têm o seu valor quando bem desempenhado, quando trabalhado com honestidade. É a vida que nos ensina assim.
Nós aprendemos, quando passamos por este mundo, e não deixamos escapar esses ensinamentos, sem apreciá-los como eles o devem ser.

Aprendemos, sim! Quando deixei o corpo físico, tinha certeza de que já tinha cumprido o meu dever, queria trabalhar no Plano Astral. A tarefa foi dura, foi difícil, mas nunca esmoreci na vida.

Por isso, eu os doutrino, principalmente as mães que precisam de um alerta constante para educar os filhos e dar-lhes a compreensão necessária para que possam, através dos seus atos e das suas orientações, aprender desde a infância a se comportar, como obedecer a seus genitores, para serem homens de valor, porque a Pátria necessita de homens de valor. Homens que sejam capazes de contribuir com essa parcela de sofrimento para melhorar o mundo Terra.
Seja neste país, nesta nação em que é ministrado o Racionalismo Cristão, ou não, ninguém poderá se acovardar, quando se diz ser um racionalista cristão. Não é, afinal, com os prazeres, com os gozos que o espírito se espiritualiza, mas, sim, com trabalho intenso, fazendo o melhor, para que tudo possa dar certo, para que tudo se converta e seja colocado no seu devido lugar.
Assim lhes falo porque fui uma sofredora, mas foi compensador. Quando atingi meu mundo de luz, esse trabalho foi compensado ao meu espírito. Jamais me acovardei diante de uma época tão difícil de suportar, porque lutei muito. Tudo é melhor e mais fácil se houver realidade, lucidez e lealdade.

O espírito veio ao mundo para trabalhar e lutar
Por Maria de Oliveira