Exemplos de Vida reflete a beleza e a singeleza da alma feminina racionalista cristã, nos ensinamentos das nobres mulheres Maria Thomazia, Maria Cottas e Maria de Oliveira. Encontrei nestes espíritos exemplos que dizem muito a todas as mulheres ávidas por esclarecimento. Como mãe e eterna estudante desta doutrina, ao ler e transcrever cada letra de suas páginas, senti que cresci um pouco mais, e deixá-las em meu arquivo pessoal seria demais injusta para com todas, assim, publico seus exemplos e um pouco de suas biografias para quem desejar sentir a vibração e a ternura do amor existente em cada palavra. Maria de Fátima Almeida

Construção do Caminho de Ferro de Moçâmedes - Por Maria de Oliveira

Das boas amizades e relações que mantínhamos com muitas pessoas de certa influência em Luanda, resultou o oferecimento a meu marido de um lugar de empreiteiro das obras que então se iam iniciar para a construção do Caminho de Ferro de Moçâmedes.
Conheça este Livro

Embora a situação que meu marido ia desfrutar fosse compensadora, nós sabíamos, de antemão, que seria rude e tormentosa pela odisseia que teríamos de enfrentar nas inóspitas e desertas paragens de Moçâmedes.

Muito confiantes, porém, e dispostos a manter a luta pelo trabalho, resolvemos, mutuamente. Aceitar tal oferta, e para lá fomos, depois de uma estada em Luanda de cerca de dois anos.

Chegados ao local das obras, em Moçâmedes, aí tivemos que mandar construir a nossa habitação, uma palhoça igual a tantas outras que andavam em construção para fazerem parte do acampamento do pessoal das obras dos Caminhos de Ferro.

De conformidade com as exigências dos trabalhos em curso, aqueles acampamentos eram construídos para, mais tarde, a medida que se iam concluindo as obras de arte e os troços de linha se distanciavam, serem abandonados, encurtando-se a distância entre a habitação e o local de trabalho, e assim, sucessivamente.

De andança em andança, de quando em vez sob a inclemência de um clima doentio e traiçoeiro, não desanimei, pois tinha vindo disposta para a luta e sacrifício e, portanto, escudada na única arma que sempre me acompanhou, (quer era a confiança em mim mesma).

Além disso, era meu dever estimular meu marido, com todos os recursos ao meu alcance, contra qualquer possível desânimo, porquanto aquelas paragens de clima doentio, precárias habitações habitacionais, deficiente assistência médica, perigo da revolta do gentio e das feras famintas, muito contribuíam para o desânimo de muitos seres que ali trabalharam.

Construção do Caminho de Ferro de Moçâmedes
Por Maria de Oliveira
Livro Como Cheguei à Verdade